Ih, manchou!

Dúvidas sobre manchas de pele.



O que causa as manchas de pele?
Existem várias razões para elas aparecerem e também vários tipos de mancha. As escuras resultam de disfunção hormonal, gravidez, reação inflamatória como acnes, queimaduras solares e até mesmo do uso de medicamentos. As manchas claras podem surgir de processos infecciosos como as micoses, queimaduras químicas, doenças como vitiligo e outras causas como alergia e uso de medicamentos.

Qual a diferença entre manchas claras e escuras?
As escuras acontecem por causada melanina, pigmento que da cor a nossa pele, processos que estimulam esse pigmento, como tomar sol, levam ao escurecimento da pele. Já as claras surgem, por contada morte ou diminuição da ação dos melanócitos, células que produzem melanina, um queimadura química ,por exemplo, pode matar a célula que produz a melanina e acabar numa manchinha branca no local.

Como prevenir as manchas causadas pela acne?
Usando filtro solar todo santo dia! Além disso é importante iniciar o controle da acne o quanto antes para reduzir o processo inflamatório da pele. O uso de antibióticos e produtos anti-inflamatórios em creme também são indicados, mas é preciso consultar um dermatologista, para que ele indique o melhor tratamento para o seu caso.

Por que as área que são depiladas (como virilha e axilas) ficam mais escurecidas com o tempo?
É que a depilação também é um procedimento agressivo e pode causar uma inflamação na pele e, consequentemente, resultar em mancas escuras. Dá para tratar com laser e, para quem se incomoda bastante com isso, uma boa é fazer a depilação com essa mesma tecnologia.

Os produtos que prometem remover manchas do rosto dão resultado?
Sim! Mas precisam ser indicados por um médico especializado e as orientações tem que ser seguidas à risca. Em geral, o principal cuidado que se deve tomar quando está tratando algum tipo de mancha é não se expor ao sol.

Desodorantes que prometem clarear as axilas funcionam mesmo?
Sim, as manchas mais superficiais responderão melhor aos produtos clareadores, já as profundas não diminuirão tanto assim. 

Alguns produtos que ajudam no clareamento:


Para o rosto: Solutions a.m./p.m. Perfect Banishing, da Avon
Desodorante Dermo Aclarant, acelera a renovação da pele, da
Dove


Ultra-Light, para clarear olheiras, da Neutrogena

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Back
to top