7 Filmes que irão te ajudar no vestibular

Muitos podem achar estranho estudar assistindo um filme, mas saiba que se você têm conteúdo o filme serve como um ótimo complemento, pois mesmo não sendo fielmente a realidade, te situa em algumas coisas que você já havia aprendido. Então lembre-se antes de assistir o filme estude o assunto nele tratado e não acredite em tudo o que é mostrado, filmes não são fiéis a realidade, apenas remontam fatos. 
Trouxe filmes que me são indicados no meu cursinho pré vestibular e sempre que tiver uma lista de novos filmes que assisti trago aqui para vocês. Vamos à lista?

1- Carlota Joaquina, Princesa do Brasil
Um painel da vida de Carlota Joaquina, a infanta espanhola que conheceu o príncipe de Portugal com apenas dez anos e se decepcionou com o futuro marido. Sempre mostrou disposição para seus amantes e pelo poder e se sentiu tremendamente contrariada quando a corte portuguesa veio para o Brasil, tendo uma grande sensação de alívio quando foi embora.

Opinião: Um filme muito bom para se estudar a chegada da corte portuguesa ao Brasil e a história por trás de tudo isso. Mostra os escândalos que envolviam a coroa portuguesa, as traições de Carlota e as mudanças realizadas no país. 






2- Quanto vale ou é por quilo?

Uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que forma uma solidariedade de fachada. No século XVII um capitão-do-mato captura um escrava fugitiva, que está grávida. Após entregá-la ao seu dono e receber sua recompensa, a escrava aborta o filho que espera. Nos dias atuais uma ONG implanta o projeto Informática na Periferia em uma comunidade carente. Arminda, que trabalha no projeto, descobre que os computadores comprados foram superfaturados e, por causa disto, precisa agora ser eliminada. Candinho, um jovem desempregado cuja esposa está grávida, torna-se matador de aluguel para conseguir dinheiro para sobreviver.
Opinião: O filme parece um documentário e compara a exploração do comércio de escravos e a exploração nas periferias atuais. Te situa na situação passada e ao mesmo tempo mostra a realidade não muito diferente em que o país se encontra atualmente.

3- A Missão
No final do século XVIII Mendoza, um mercador de escravos, fica com crise de consciência por ter matado Felipe, seu irmão, num duelo, pois Felipe se envolveu com Carlotta. Ela havia se apaixonado por Felipe e Mendoza não aceitou isto, pois ela tinha um relacionamento com ele. Para tentar se penitenciar Mendoza se torna um padre e se une a Gabriel, um jesuíta bem intencionado que luta para defender os índios, mas se depara com interesses econômicos.
Opinião: O filme é um pouco chatinho, longo e confuso, mas explica as guerras guaraníticas que envolviam espanhóis, portugueses e aldeias jesuíticas. É necessário uma leitura sobre o assunto antes de assistir o filme, pelo contrário, não haverá nenhuma compreensão. 





4- 300

Grécia, 480 a.C. na Batalha de Termópilas, o rei Leônidas e seus 300 guerreiros de Esparta lutam bravamente contra o numeroso exército do rei Xerxes. Após três dias de muita luta, todos os espartanos são mortos. O sacrifício e a dedicação destes homens uniu a Grécia no combate contra o inimigo persa.
Opinião: Um filme muito bom que retrata a batalha de Termópilas ou Xerxes vence os espartanos. Vale a pena assistir, pois a história é muito boa e os combates muito bem feitos. 








5- Lutero
Após quase ser atingido por um raio, Martim Lutero acredita ter recebido um chamado. Ele se junta ao monastério, mas logo fica atormentado com as práticas adotadas pela Igreja Católica na época. Após pregar em uma igreja suas 95 teses, Lutero passa a ser perseguido. Pressionado para que se redima publicamente, Lutero se recusa a negar suas teses e desafia a Igreja Católica a provar que elas estejam erradas e contradigam o que prega a Bíblia. Excomungado, Lutero foge e inicia sua batalha para mostrar que seus ideais estão corretos e que eles permitem o acesso de todas as pessoas a Deus.
Opinião: Além de mostrar a realidade da Igreja Católica em seu passado, o filme conta como Martim Lutero incentivou a reforma protestante e criou uma nova religião aberta a todos, a Igreja Luterana.




6- O Nome da Rosa
Em 1327 William de Baskerville, um monge franciscano, e Adso von Melk, um noviço, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália. William de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro. William de Baskerville começa a investigar o caso, que se mostra bastante intrincando, além dos mais religiosos acreditarem que é obra do Demônio. William de Baskerville não partilha desta opinião, mas antes que ele conclua as investigações Bernardo Gui, o Grão-Inquisidor, chega no local e está pronto para torturar qualquer suspeito de heresia que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo. Como não gosta de Baskerville, ele é inclinado a colocá-lo no topo da lista dos que são diabolicamente influenciados. Esta batalha, junto com uma guerra ideológica entre franciscanos e dominicanos, é travada enquanto o motivo dos assassinatos é lentamente solucionado.
Opinião: Não dava nada pelo filme, mas é ótimo. Adentra mais afundo na religião católica, fala sobre hereges, a igreja e os pobres, ao mesmo tempo em que desvenda um mistério de mortes que ocorreram no mosteiro. 

7- Gladiador
Nos dias finais do reinado de Marcus Aurelius, o imperador desperta a ira de seu filho Commodus ao tornar pública sua predileção em deixar o trono para Maximus, o comandante do exército romano. Sedento pelo poder, Commodus mata seu pai, assume a coroa e ordena a morte de Maximus, que consegue fugir antes de ser pego e passa a se esconder sob a identidade de um escravo e gladiador do Império Romano.
Opinião: Filme muito bom, até chorar eu chorei hahaha (choro por tudo gente). Conta como eram realizadas as batalhas de gladiadores no Coliseu em Roma com a política do Pão e Circo. Mostra também batalhas contra os bárbaros.






Espero que gostem dos filmes, pois eles ajudam muito na hora de compreender um conteúdo. Quando puder trago outra lista com mais dicas. Beijos!


CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Back
to top